Turismólogo.... afinal quem é esse personagem?



Insígnia oficial do Turismólogo. Imagem: ABBTUR


Por Carla Bueno e colaboração de Rosemeyre Marchetti



Qual realmente é a importância desta carreira, onde muitos tem a ideia, de que turismólogo é a pessoa que vive de viajar...ou vive viajando, é o famoso vida boa !!!!

Qual o profissional que ao  preencher aquelas fichas que possuem nome, endereço, data de nascimento, se deparou, na hora de colocar profissão: Turismólogo, vê que muitos nem se quer sabem o que é, e o que realmente você bacharel em turismo faz, brincam que deve ser algo com relação com o turismo ou  um tipo de turista.

Mas este profissional  não vive viajando, ou se viaja antes é para planejar o roteiro de viagem para que o turista possa fazer o trecho em segurança, por isto, este pensamento é um grande engano.

O turismólogo, pensa harmoniosamente, em como explorar todas a esferas que fazem parte da vertente do Turismo, como comércio, cultura local, políticas públicas e todas as esferas que envolvem a localidade, planejar o Turismo, para assim evitar algumas interpretações incorretas como temos, quando se trata da degradação do meio ambiente, altos custos, exploração sexual, que nos envergonha, mas é uma realidade mundial, o tráfico que passa uma imagem péssima do turismo, como a falta de profissionalismo, de civismo onde a própria população degrada seu patrimônio,  de segurança, e a saúde ineficiente, que para um turismo eficiente, e alavancador de empregos, precisa de um profissional de turismo, comprometido e capacitado.

O turismólogo, organiza instituições, faz estudos do meio, elabora inventários turísticos, coordena, orienta e viabiliza estudos tantos econômicos, técnicos que englobam todo o setor turístico integrando-se aos outros setores...afinal tudo que envolve o Turismo.

Turismólogo, é a pessoa  que pode planejar e organizar, desde um simples evento a um mega evento, pensa na hospitalidade, na hospedagem, na infraestrutura e em muitos outros pontos que envolvem do varredor de rua ao prefeito da localidade.

Quando o turista viaja ele não quer e nem pensa em ter problemas, e como fica se ele vai visitar uma localidade, e chegando lá, não tem uma infraestrutura adequada para recebê-lo? 

Pois bem é nesse ponto, que o profissional formado em Turismo ou Turismólogo entra, pois ele é capacitado para pensar em como evitar esse tropeços, unindo planejamento, gestão e legislação.

Tenho muito orgulho de ser Turismóloga,  profissão esta que escolhi lá atrás, com o meu primeiro contato com o Turismo, quando fiz um curso técnico de guia de turismo e não guia turístico (esse é guia de papel) e decidi então me graduar em Turismo.

Então Turismólogo, tenha orgulho da sua formação!!!!
Conte para gente se você tem orgulho em ser  Turismólogo.

Matéria do Jornal PANROTAS, sobre o assunto, para ler de um click na imagem a seguir... a edição é a 998...Boa Leitura.

Imagem: panrotas.com.br




Comentários

Postagens mais visitadas