Homenagem aos 250 Anos de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência


Imagem: Google imagens
Por Carla Bueno

Santos será a capital do Estado de São Paulo no dia 13 de junho, data de nascimento do santista ilustre, José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência.
Nesta data, o governador Geraldo Alckmin, acompanhado de secretários, despachará da cidade, onde cumprirá diversas solenidades.

José Bonifácio de Andrada e Silva, é natural de Santos, nasceu no dia 13/06/1763, é o segundo filho de  Bonifácio José de Andrada e Mariana Barbara Silva, ele tinha mais nove irmãos sendo quatro mulheres e seis homens.

Filho ilustre da cidade que hoje prima por ser grande centro do poder do nosso país pelo Pré -Sal. Aos 14 anos foi enviado a São Paulo para estudar com o Frei Manuel da Ressurreição, na época Bispo de São Paulo, pois o pai queria que José Bonifácio seguisse a missão religiosa, mas logo um tio viu que o rapaz não servia para o celibato.

Após a formação de José Bonifácio, este ganha novos rumos, sendo mandado a Portugal, para aprender letras, ciências e humanas, onde o santista se mostrou ter aptidão em tudo, conquistando assim uma carreira brilhante, sendo um dos grandes senão um dos primeiros a tratar cientifico brasileiro.

Aos 20 anos se matricula na Universidade de Coimbra, que hoje possui um Hall em sua homenagem, considerado um grande estadista brasileiro, Bonifácio de Andrade.
Com uma carreira de grande brilhantismo, fez carreira politica nas Força Armadas de Portugal, fazendo grande carreira pela Europa, onde pertenceu a vários centros de saber.

Retorna ao Brasil em 1819 aos 56 anos, achou que iria se aposentar, mas sua paixão pelo país e pelas ciências, deram novos rumos a sua vida.

Pois toda sua experiência no exterior, e sua visão cientifica, desenvolve no Brasil uma vocação acadêmica tanto pela ciência quanto pela politica.  Foi graças a isso, que a Maçonaria, e que o Governo Imperial viram em Bonifácio uma luz.

Com tudo isso foi considerado "O Patriarca da Independência" , constrói assim uma visão sobre o Brasil.
No dia de seu nascimento dia 13 de junho, vamos comemorar os 250 anos do seu nascimento.

Então lembre-se que o santista José Bonifácio, ao Andrada de Coimbra, e do cientista brasileiro que deu inicio aos estudos da mineralogia, a mesma que no futuro demonstraria a grande riqueza do país chamado BRASIL!

A imagem (fonte: Carla Bueno) a seguir é onde se encontram os restos mortais deste grande Santista, chama-se Pantheon dos Andradas, construído ao lado do Conjunto do Carmo, é o jazigo de José Bonifácio de Andrade e Silva, o Patriarca da Independência, e de seus irmãos Antônio Carlos, Martim Francisco e Padre Patrício Manuel. O prédio, inaugurado em 7 de Setembro de 1923, conta com monumento projetado pelo escultor Rodolpho Bernardelli e executado na Itália. Além das urnas, o templo cívico apresenta quadros em bronze com cenas da História do Brasil e inscrições de frases dos irmãos Andradas.

Fica na Praça Barão do Rio Branco, s/n - Centro
Visitação
Horário: de terça a sexta das 9h00 as 18h00
Sábados, Domingos e Feriados das 10h00 as 18h00
Proibida a entrada com trajes de banho e cigarros.
Informações DiskTour: 0800.173887 ou no telefone do Pantheon (13) 3201.5032

Imagem:Carla Bueno

Fonte da Pesquisa: Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS)

Comentários

Postagens mais visitadas