Novidades do Palácio das Artes de Praia Grande

Posted: 23 Sep 2013 12:57 PM PDT
O espetáculo teatral “Rogativa à mãe das mães", organizado por grupo integrante de atividades e aulas de teatro da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), será apresentado gratuitamente na Galeria Nilton Zanotti na terça-feira (24), às 15 horas. A peça será encenada para dezenas de idosos moradores do Lar Vicentino de Assistência A Velhice, de São Vicente, que poderão conferir também a exposição “Natureza Morta/Teatro das Coisas”, do grupo Câmbio, de São Paulo, que foi aberta à visitação no local no último sábado (21). A Galeria Nilton Zanotti faz parte do Complexo Cultural Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão).

O espetáculo, com duração de aproximadamente 35 minutos, retrata uma conturbada relação entre mãe e filho que mantêm uma convivência diária, em meio a problemas, frustrações e mágoas. O público vai observar como a fé, a esperança e a dedicação de uma mãe podem mudar o destino de um homem. A peça tem censura livre.

De acordo com a chefe da Seção de Ação Cultural da Cidade, Lourdes Marszolek, apesar da atração ser voltada aos idosos do Lar Vicentino o público em geral está convidado para participar também. “Tenho certeza que todos vão se emocionar bastante com a história que será contada, que ainda interage bem com a exposição que conta com obras que unem o passado com temas mais futuristas”, explicou.

Outras informações sobre o espetáculo “Rogativa à mãe das mães" e a mostra artística “Natureza Morta/Teatro das Coisas” podem ser conferidas através do telefone 3496-5707. O Palácio das Artes é aberto à visitação de terça-feira a sábado, das 14 às 18 horas.

Palácio das Artes de Praia Grande - SP

Posted: 23 Sep 2013 12:55 PM PDT
Como parte do 7ª Primavera dos Museus, ação que envolve as instituições museológicas de todo o país, o Museu da Cidade, em Praia Grande, realizará uma roda de conversas com o tema “Museus, memórias e cultura afro-brasileira na cidade de Praia Grande” na quinta-feira (26), das 15 às 17 horas. A ação, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), é promovida no Município pela Secretaria de Cultura e Turismo. O Museu da Cidade faz parte do Complexo Cultural Palácio das Artes, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão. O evento será gratuito e aberto ao público em geral.

Segundo a coordenadora do Museu da Cidade, Márcia Helena de Lima, o museu tem como objetivo difundir a memória e a história de Praia Grande, estimulando a preservação de sua cultura material e imaterial. “O trabalho é realizado por meio de ações integradas com o cidadão, como esta roda de conversas”.

Márcia de Lima explicou ainda que as ações desenvolvidas fazem parte de um processo de identificação e estudo dos referenciais sobre o território e os modos de vida da população. “Além disso, a missão é também a convivência social da coletividade no aspecto histórico e na democratização da cultura”, explicou.

A programação terá início com a roda de conversas, a partir das 15 horas, com o intuito de discutir com a sociedade civil a importância da preservação e do respeito à cultura afro–brasileira, e, na sequência, terá a abertura da mostra fotográfica “Democratização da Cultura”, que conta com 12 imagens de ações desenvolvidas durante a “Semana da Consciência Negra de 2009”, realizada na Cidade.

A exposição segue aberta à visitação até 26 de outubro. “A exposição é um registro do evento que envolveu todo o Complexo Cultural Palácio das Artes e que buscou discutir com a sociedade civil a importância da preservação e do respeito à cultura africana”, explicou Márcia de Lima.

Outras informações sobre a roda de conversas com o tema “Museus, memórias e cultura afro-brasileira na cidade de Praia Grande” podem ser obtidas através do telefone 3496-5706.

Primavera dos museus - A Primavera dos Museus, que acontece anualmente desde 2007, é o resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e o Ibram. O Instituto lança um tema e convida os museus brasileiros a desenvolverem programações especiais para serem realizadas no início da Primavera. Os museus que participam da ação têm conseguido alcançar importantes resultados, como o aumento da visitação, maior envolvimento da comunidade, fortalecimento da imagem do museu e o aumento de sua visibilidade.

Palácio das Artes de Praia Grande - SP

Posted: 23 Sep 2013 11:27 AM PDT
A exposição gráfica “Natureza Morta/Teatro das Coisas” tem abertura no sábado (21), às 14 horas, na Galeria Nilton Zanotti, no complexo Cultural Palácio das Artes (PDA). A visitação pública acontece de 24 a 19 de outubro sempre até as 18 horas. A mostra conta com obras realizadas pelo grupo Câmbio, formado por doze artistas do estado de São Paulo.

O gênero traz um olhar de multiplicidade, onde o passado e o futuro se fundem. Cerca de 40 obras serão expostas no espaço. Os artistas apresentam técnicas de gravuras, escultura e pinturas, que retratam o cotidiano de cada um deles.

De acordo com a chefe da Seção de Ação Cultural da Cidade, Lourdes Marszolek, a mostra traz um trabalho ousado, mas ao mesmo tempo simples como os caminhos que norteiam a arte.

Ela explicou que o grupo Câmbio se preparou durante os anos de 2011 e 2012 para selecionar as obras da natureza com qual cada artista se identificava. O gênero adotado da natureza morta pelo grupo foi o still life, que significa ainda vivo.

O complexo Cultural Palácio das Artes está localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, no bairro Boqueirão. A entrada é gratuita. A mostra pode ser vista também através de agendamento monitorado e Ações Educativas.

Palácio das Artes de Praia Grande - SP
Posted: 23 Sep 2013 11:03 AM PDT
A companhia teatral de Praia Grande “Cúmplices e Conflitantes”, que conquistou a primeira suplência na fase regional do Mapa Cultural Paulista no último dia 7 de setembro, é um dos destaques da 82ª edição do PG Cultural. O boletim radiofônico, que traz informações sobre atividades artísticas e culturais que acontecem no Município, está disponível na página oficial da Rádio do Paço: http://radio.praiagrande.sp.gov.br. No site, os ouvintes e emissoras em geral podem acessar online o conteúdo do programa ou fazer download do arquivo em formato de MP3.

O ator e diretor da companhia teatral Cúmplices e Conflitantes, Amilton Moreno, falou em entrevista sobre a experiência de participar pela primeira vez do Mapa Cultural Paulista, um dos maiores concursos culturais do País. Outra entrevistada do programa é a coordenadora do Museu da Cidade em Praia Grande, Márcia Lima, que realizará roda de conversa aberta ao público em geral sobre cultura afro-brasileira dia 26 de setembro.

Nesta edição também os ouvintes do PG Cultural ficarão antenados sobre a programação do final de semana (de 19 a 22 de setembro) das casas de shows da Cidade, além das atividades culturais que serão realizadas no Município e região.

E para participar do boletim PG Cultural e enviar informações sobre atividades culturais na Cidade, basta preencher um formulário disponível no site da Rádio do Paço (radio.praiagrande.sp.gov.br) ou mandar um e-mail para radio@praiagrande.sp.gov.br.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social, todo o conteúdo do site está disponível para emissoras de rádios que se interessarem pela programação. A página da Rádio do Paço trabalha com o sistema Creative Commons, que permite, além da cópia do arquivo e entrevistas, a distribuição e remixagem do conteúdo.

Posted: 23 Sep 2013 11:01 AM PDT
Famosa pela personagem Janete, do programa de TV “Zorra Total”, Thalita Carauta retorna a Praia Grande com o espetáculo “Favela” em única apresentação dia 28 de setembro, às 21 horas. A peça de humor, que está em uma turnê nacional há dois anos, narra um dia comum de uma periferia de uma grande cidade. “Favela” será apresentada no Teatro Serafim Gonzalez, localizado no Complexo Cultural Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão). Os ingressos custam R$ 60,00 (inteira) e já estão à venda na bilheteria do teatro de segunda-feira a sábado, das 14 às 19 horas.

O espetáculo começa com a favela acordando. Seria um dia qualquer, não fosse por uma festa oferecida pelo chefe do morro que engrena o espetáculo para um desfecho inusitado. A comédia conta com quatro personagens, todos interpretados por Thalita Carauta: uma vendedora de calcinha barraqueira, uma pregadora religiosa suspeita, o chefe da favela e a Janete de Zorra Total, a radialista que dá dicas de sedução às encalhadas.

Esta é a segunda vez que o espetáculo será apresentado em Praia Grande. Em junho de 2012, Thalita Carauta arrastou grande público para o Palácio das Artes.
“Favela” tem 70 minutos de duração e classificação indicativa 14 anos. O espetáculo tem direção de Rodrigo Sant’Anna, também ator e interprete da personagem Valéria no programa “Zorra Total”. Os ingressos também estão à venda no site www.compreingressos.com e na Renault Estoril (Avenida Washington Luiz, 21, Santos).

Desconto – Têm direito ao desconto de meia-entrada na apresentação “Favela”: estudantes, idosos acima de 60 anos e professores. Pagam ingressos com 30% de desconto assinantes e acompanhantes do Jornal A Tribuna e funcionários públicos.

Palácio das Artes de Praia Grande - SP

Posted: 23 Sep 2013 10:52 AM PDT
O espetáculo “Reclame – Uma História de Amor”, da Cia Teatral Cenicomani, de Santos, foi o escolhido para representar a Baixada Santista na categoria “teatro” da etapa estadual do concurso Mapa Cultural Paulista. A escolha foi realizada no Palácio das Artes, em Praia Grande, na noite de sábado (7). A peça “O Colar de Helena”, da Cia Teatral Cúmplices e Conflitantes, de Praia Grande, ficou em segundo lugar, alcançando assim a primeira suplência na competição. No total, seis espetáculos teatrais participaram da disputa na fase regional. A grande final do Mapa Cultural Paulista (etapa estadual) está prevista para acontecer no ano de 2014.

Integrante do corpo de jurados, a diretora teatral Juliana Calligaris afirmou que a decisão foi muito difícil devida a qualidade dos trabalhos apresentados. “Durante a escolha tivemos que levar em conta muitos critérios que iam além da qualidade dos espetáculos apresentados. A Baixada Santista está de parabéns pelo profissionalismo e talento teatral”, afirmou. Além de Calligaris, fizeram parte do corpo de jurados os diretores teatrais Sérgio Buck e Grego Deftereos.

A diretora do espetáculo “Reclame – Uma História de Amor”, Mirian Vieira, falou que a emoção de ganhar a fase regional é muito grande. “Estamos muito confiantes para a fase estadual e felizes por saber que outras plateias terão a oportunidade de assistir ao espetáculo”, afirmou.

A peça “Reclame”, que teve sua estreia em outubro de 2011, narra um triângulo amoroso contado através de jingles de comerciais, desde a década de 30 até a década de 90. A Cia Teatral Cenicomani existe há 20 anos.

Mapa Cultural - O Mapa Cultural Paulista é um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo. Criado em 1995, tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.

O vencedor da fase final do mapa receberá o “Prêmio Estímulo” de R$ 2.000,00, além de também a participação na Fase Circulação, que contará com apresentações em Cidades de todo o Estado (nas categorias canto coral, música instrumental, teatro e dança) e em antologias, catálogos e DVDs (categorias literatura, vídeo e arte visual).

Palácio das Artes de Praia Grande - SP

Comentários

Postagens mais visitadas