ABAV Expo 2014 - Plenária " O Futuro do Turismo no Brasil."

No dia 25/09/2014 estivemos na ABAV Expo 2014, e na Vila do Saber, participamos da Plenária, cujo tema abordado foi o " O Futuro do Turismo no Brasil."


Imagem:Carla Bueno

Imagem: Carla Bueno

 Com a participação do Sr. Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional, o Ministro do Turismo Vinicius Lages, a empresária Érica Drumond, presidente da Vert  Hoteis, ex-secretária de Turismo de Minas Gerais e representante do senador Aécio Neves, do Sr. Márcio Favilla, diretor-executivo da OMT, e  o Sr. Lars Thyker, chairman da Aliança Mundial das Associações de Agências de Viagens (WTAAA).

O  Sr. Antonio Azevedo fez as devidas apresentações, e colocou a seguinte frase “O Turismo pode ser o grande vetor do desenvolvimento do Brasil”, apontou ainda, que dos convites aos presidenciáveis, só mandaram representantes o PSDB e o PT com a representação do Ministro do Turismo.

Após apresentações, quem deu inicio a Plenária, foi o Dr. Marcio Favilla, que expôs sua visão como Expert no assunto mostrando a relevância do Turismo e classificando-o como um fenômeno social, mostrando dados globais importantes do Turismo Mundial e as expectativas para as indústrias de viagens. Citou também  os possíveis impactos na economia nacional: "Para 2014, o total esperado é que a chegada de turistas internacionais cresça entre 4% e 4,5% em todo mundo, superando a previsão da Organização, que antecipou um crescimento de 3,8% ao ano entre 2010-2020", disse.  
Ainda completou que, "Um em cada 11 empregos no mundo deriva do setor de Turismo, onde setor movimenta 9% do PIB mundial e representa 9% de todas as exportações". Apontou também que em 2013 a atividade Turística gerou uma receita de U$$ 1,15 trilhão.

 A segunda a ter a palavra foi a empresária Érica Drumond,  colocando-se como cidadã, seu discurso mostrou as criticas a atual gestão do Turismo brasileiro, e defendeu a continuidade de políticas públicas, além de ser a favor de novas práticas de trabalho como a contratação de mão-de-obra temporária.

Dando continuidade, a empresária Èrica, deu lugar ao Ministro do Turismo Vinicius Lages. No seu discurso, o Ministro, cita que o governo atual, "não está acomodado", acrescenta que em onze anos o setor do Turismo brasileiro apresentou avanços, como nos segmentos do turismo de aventura, rural e religioso, estes segundo ele, receberam investimentos significativos, assim hoje o setor encontra-se em uma crescente.

De acordo com Lages, em virtude da Copa do Mundo de Futebol, muitos turistas ficaram encantados com a já conhecida hospitalidade brasileira, completou ainda que, o Turismo é o setor que pode impulsionar o desenvolvimento geral do País. Ainda lembrou da importância dos Parques Nacionais para o turismo, e não deixou de falar do grande desafio para o próximo Presidente da República, que é a projeção do Brasil na agenda internacional do Turismo,

O último a dar seu depoimento foi o dinamarquês Lars Thyker da WTAAA. Numa oratória bem descontraída e com bom humor, ele destacou que o Brasil possui tudo para se tornar uma grande potência do turismo mundial. Indicou que a questão do visto obrigatório atrapalha o setor.“Visto é coisa do passado”.
Não deixou de citar os problemas como os excessos de burocracia, a falta de infraestrutura de modais, com destaque a falta de trens.
Entusiasmado, disse que o Brasil possui um dos melhores produtos turísticos do mundo, dando como exemplo o Turismo de Aventura..

Colocou algumas sugestões, como mais investimentos em Marketing do destino, inserindo  assim o Brasil na rota de opções de viagens no mundo.

A Plenária contou com um bom público de empresários, profissionais do setor e imprensa.


Por Carla Bueno







Comentários

Postagens mais visitadas