Vale das Ostras - Cachoeira do Meu Deus

Além da Mata Atlântica e das cavernas, o município de Eldorado ainda guarda inúmeras belezas como, pequenos córregos e ribeirões de águas límpidas que possuem inúmeras cachoeiras e piscinas naturais excelentes para banhos e mergulhos.

Você já ouviu falar do Vale das Ostras???
Não...
Então vamos a ele, o Vale das Ostras é formado pelo Ribeirão das Ostras, o mesmo que atravessa toda a Caverna do Diabo. Após deixar as entranhas da terra, esse ribeirão percorre um acidentado trajeto até desaguar no rio Ribeira, e forma cerca de 12 cachoeiras das mais diversas formas e tamanhos e de encher os olhos de qualquer um...

Um  verdadeiro deleite aos olhos do visitante....
Para chegar à cachoeira, é necessário caminhar por uma belíssima trilha em meio a mata atlântica, e se faz necessário atravessar algumas pontes e andar sob as pedras, a paisagem é linda.
Antes de chegar a principal queda, já se pode avistar outras pequenas quedas, com águas límpidas, ótima para um refrescante mergulho.

Após alguns minutos de leve caminhada, chega-se à Cachoeira do Meu Deus, com 53 metros de altura, é uma linda cachoeira de águas cristalinas.
A nascente que dá origem a esta cachoeira atravessa quatro quilômetros dentro da Caverna do Diabo, famosa por ser a maior caverna do estado de São Paulo e esta cachoeira já foi eleita pelos telespectadores da TV Globo como a cachoeira mais bonita do estado de São Paulo, onde o" Antena Paulista", apresentado pelo jornalista Carlos Tramontina, realizou uma série de reportagem sobre as cachoeiras do estado, apresentando quedas em sete municípios.
Depois, lançou, na internet, um concurso para eleger a mais bonita e a Queda do Meu Deus foi eleita com 73% dos votos.

A Cachoeira do Meu Deus ganhou este nome, pois, a expressão que muitos utilizavam ao contemplá-la era: “Meu Deus!”.

Como Chegar

O acesso é pelo km 107 da SP 165 (estrada da caverna). A cachoeira fica numa propriedade particular, dentro do Quilombo Sapatu, na Área de Proteção Ambiental dos Quilombos do Médio Ribeira. Para entrar na área, paga-se geralmente por volta de R$ 50,00 p/ pessoa, a trilha, incluso a taxa de entrada dentro da propriedade.

O caminho mais curto  é uma caminhada de dificuldade média (uma hora), que passa por piscinas naturais com água cristalina e três quedas menores.
Há outro caminho pela trilha completa do Vale das Ostras (cinco horas), incluindo mais 11 quedas. Nesse caso é obrigatório contar com a presença de um "monitor"

Bacana mesmo, é que aqui funciona o Turismo de base comunitária...onde os quilombolas trabalham em prol do turismo sustentável...Showwwwwwwww!

Olha ela aí....Simplesmente Divina!!!



Imagem:Desviantes
.

Local: Quilombo do Sapatu
Duração: de 4 a 8 horas
Grau de dificuldade: Médio

Informações sobre a trilha: AQUI

Ficou curioso da uma olhadinha no Programa Rota do Sol exibido pela afiliada da Rede Globo, passeio feito pela jornalista Rosana Valle...clica aí e veja as maravilhas de Eldorado...

Trilha do Vale das Ostras- Programa Rota do Sol - TV Tribuna



Comentários

Postagens mais visitadas