World Travel Market 2014
Imagem: WTM |
Representantes de cerca de 60 países participaram da cúpula de líderes mundiais do setor, sob a coordenação da Organização Mundial do Turismo (OMT).
A reunião é uma das atividades da programação da World Travel Market (WTM), maior feira de turismo do mundo, que se estende até o dia 6 na capital britânica.
O secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, representou o Ministério do Turismo no evento. Em sua apresentação, falou sobre os principais desafios para o turismo nacional e os avanços conquistados pelo país em especial com a realização da Copa do Mundo.
Segundo ele, o megaevento acelerou investimentos em infraestrutura no Brasil e também o financiamento da iniciativa privada para obras como a construção e reforma de mais de 420 hotéis.
Para o representante do MTur, o turismo e os megaeventos estão estreitamente ligados e os impactos são diretos sobre os destinos turísticos. “Eles afetam questões que vão do investimento e geração de emprego ao crescimento do fluxo de turistas, em função da visibilidade que o país ganhou perante o mundo e que agora trabalhamos para manter”, disse o secretário Lummertz. O moderador da reunião de ministros, o apresentador da CNN Internacional, Max Foster, falou em nome de diversos ministros elogiando a organização da Copa do Mundo no Brasil, cuja organização ele classificou como “de imenso sucesso”.
O encontro buscava respostas para questões como mensurar os impactos sobre os destinos turísticos e promover eventos sustentáveis que envolvam as comunidades e gerem investimentos em qualificação profissional.
Além dos resultados matemáticos dos megaeventos para o destino realizador, há uma série de impactos positivos de imagem e reputação que ajudam a construir uma unidade nacional. Entre outros ativos que derivam desse movimento estão a formação de uma força de trabalho melhor preparada, o posicionamento do país como destino turístico para o mundo e o crescimento do turismo, devido à visibilidade alcançada.
Entre os palestrantes estiveram os ministros e secretários da Jamaica, Líbano, Portugal, África do Sul, Espanha e Tunísia, assim como o vice-presidente da administração Nacional de Turismo da China (CNTA), o presidente da Autoridade de Turismo do Qatar, o vice-presidente da Comissão para a Arábia Turismo, e o presidente do Visit Britain. Também participaram representantes do setor privado, como o presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), David Scowsill, o presidente da Associação Japonesa de Agentes de Viagens (JATA), Hiromi Tagawa, entre outros.
Segue link para assistir o evento
Encontro de Ministros de Turismo
Fonte: Revista TradeTur
Comentários
Postar um comentário