Imagem: Google
Quem acompanha as rede sociais, sabe que nos últimos tempos, uma notícia vem ganhando destaque, a informação de que o "assustador TCC" não seria mais obrigatário para estudantes de graduação, segundo o que é noticiado, existe uma portaria do MEC do ano de 2002, que afirma que o aluno não deve passar pelo constrangimento de realizar sua escrita como requisito para obtenção do diploma, que existem tribunais que deram ganho de causa via Mandado de Segurança a certos alunos ao redor do Brasil.
Muitos estudantes estão eufóricos com essa informação, afinal seria um verdadeiro deleite não ter que escrever e apresentar a uma banca... ohh seria a glória... mas gente o TCC nem é esse bicho papão todo, que muitos imaginam...
É turma, o TCC pode ser martírio de muitos, mas acho muito válido a sua elaboração, em muitas vezes dá preguiça sim, outras não aparecem ideias...xiii e agora como fazer esse troço???...
Vale ressaltar que basicamente muitos estudantes não são acostumados a escreverem sequer um pequeno artigo de opinião, que dirá uma peça tão grandiosa...lembrando, que não são todos tá...
Mas faz parte sim do nosso aprendizado enquanto discente... e é muito válido (minha opinião)...
Bom chega de blá blá blá... em minhas pesquisas sobre o tema me deparei com o artigo do advogado "Felipe Pacheco Cavalcanti", onde este explica, em linhas gerais, que o entendimento atual é direcionado, SIM, à obrigatoriedade de exigência do TCC, recomendo a leitura na íntegra, principalmente, que o Parecer CNE/CES nº 146/02 foi revogado, e diversos outros instrumentos normativos foram posteriormente aprovados (p. ex.: Resoluções CNE/CES nº 134/2003, 288/2003, 289/2003 e 9/2004), todos indicando que as faculdades podem, COM CERTEZA, exigir que o estudante apresente uma produção textual para poder se formar.
"A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 53, confere autonomia para as instituições de ensino superior elaborar seus currículos e programas dos seus cursos, devendo observar as diretrizes gerais. Logo, havendo diretriz geral informando que o TCC é opcional, ficará a critério da instituição de ensino exigir ou não sua realização. Por outro lado, se a Diretriz determinar sua obrigatoriedade a IES não poderá afastá-lo da grade curricular."
Portanto permite sim que as instituições tenham total autonomia da exigência, desde que faça parte dos seus currículos e programas de curso, devidamente registrados.
Se ali disser que o TCC é opcional, assim o será.
Se disser que é Obrigatório, não tem jeito, você terá que fazer seu TCC, de um modo ou outro....
Olha aí o Link:
Vale lembrar, que o TCC não é tão cruel assim, pode até ter um começo difícil, mas quando você escolhe o tema certo, se programa corretamente e o primordial tem um bom Orientador, aquele que te direciona no caminho correto a seguir e puxa tua orelha você necessário(bricadeirinhaaa)... Faz parte né..
Embora, em algumas instituições, existam aqueles Orientadores que mal te dão atenção ou ainda que tocam o terror acadêmico em você... aí é ruim né... não turminha este com certeza não é um "Orientador"... apesar de achar que é né... melhor deixar quieto!
Tive a honra de ter uma excelente Orientadora, alguém me auxilou com maestria na conclusão do meu TCC, ficou tudo perfeito, gente eu ameiiiii o resultado final... então, uma dica não se desespere, lembre-se, com força de vontade sempre dá certo no final... ah... ia esquecendo, não vale fazer copia e cola hein!!!
Agora diga aí qual sua opinião sobre o assunto???
Para você o TCC é um verdadeiro monstro???...
Por Carla Bueno
|
Comentários
Postar um comentário