Atibaia revela os sabores e aromas da Mesa Paulista


Imagem:Reinaldo Meneguim


As autênticas culinárias caipira, caiçara e tropeira serão destaques no 7° Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas, em Atibaia. Realizado no Parque Municipal Edmundo Zanoni, de 8 a 12 de janeiro de 2014, o festival mostra a rica gastronomia da “Mesa Paulista” de cerca de 50 municípios do Estado de São Paulo.

Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, e parceria com a Prefeitura Municipal de Atibaia, o festival dispõe de 50 espaços de culinária e ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado. Durante os quatro dias do evento, culinaristas produzem  doces caseiros, bolinhos caipira, broas, pamonhas, bolos, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias que compõem a mesa paulista.

Os pratos são de dar água na boca e alguns têm nomes curiosos, como o Roupa Velha, de Tremembé, que leva carne seca refogada acompanhada de arroz, virado de feijão, quibebe, farofa e linguiça calabresa fresca. Nazaré Paulista traz ao festival o tradicional Afogado, servido na festa do Divino. Mairiporã apresenta o Buraco Quente, um preparado especial com coração da banana e legumes, servido no pão francês.

Os doces, de todas as cores, cheiros e gostos, são preparados todos os dias. Delícias como goiabada cascão, doce de leite, cocada de jaca, casca de limão doce e paçocas podem ser saboreados no local ou levados para casa, preparados por doceiras dos municípios de São João da Boa Vista, Praia Grande e Guaratinguetá. O doce de jaracatiá, de Santo Antônio da Alegria, além de muito saboroso, desperta a curiosidade por ser preparado com o tronco da árvore.

O município de Paraibuna vem com o característico café da manhã caipira. O café, torrado e  socado no pilão, é passado no coador de pano todos os dias, de manhã  e à tarde, e depois servido com broas de milhos, bolinhos de chuvas e biscoitinhos de nata. Tudo feito em fogões à lenha.

Além dos espaços de culinária e Rancho Tropeiro, o público poderá conferir os trabalhos manuais tradicionais de cerca de 80 espaços de artesanato, brincadeiras de todos os tempos e 79 grupos, que trarão manifestações artísticas durante os quatro dias do evento.

Serviço:

VII Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas
Data: 08 a 12 de janeiro
Horário: das 10h às 21h
Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni
Endereço: Avenida Horácio Neto, 1030 – Atibaia
Estacionamento no local
Entrada franca

Ao vivo pela internet  / facebook: revelandosaopaulo

Fonte e texto : Revelando São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas