Dica de Passeio
Por Carla Bueno
Para este passeio, não precisamos ir muito longe, principalmente se você tá sem tempo e pouco dinheiro no bolso.
Que tal se aventurar na graciosa cidade de Itanhaém?
Vindo pela rodovia Padre Manoel da Nóbrega, depois de cerca 15 km encontramos a cidade de Itanhaém, que ocupa uma longa faixa de terra em frente a Oceano Atlântico.
Começando no bairro da Gaivota até chegar ao bairro Loty que faz divisa com o município de Mongaguá.
Itanhaém tem muita história, pois é a segunda cidade mais antiga do Brasil, depois de São Vicente.
A cidade oferece muitos encantos de relevância tanto histórica quanto turística.
Descoberta e fundada pelo navegador português Martim Afonso de Souza, no dia 22 de abril de 1532.
Se desenvolveu lentamente, até que em 1624, quando conhece um período de grandeza passando a ter jurisdição sobre vasta extensão de terras.
Em 1906, Itanhaém é elevada à categoria de cidade. E atualmente é uma estância balneária do estado de São Paulo.
Se desenvolveu lentamente, até que em 1624, quando conhece um período de grandeza passando a ter jurisdição sobre vasta extensão de terras.
Em 1906, Itanhaém é elevada à categoria de cidade. E atualmente é uma estância balneária do estado de São Paulo.
Cercada de praias podemos citar:
A Praia dos Pescadores, que ficou famosa pelas gravações da primeira versão da novela Mulheres de Areia - 1973(aquela do Tonho da Lua). Com acesso a Ilha das Cabras.
A Praia dos Sonhos, muito badalada é ponto de encontro noturno para os maiores eventos culturais.
Já a Praia de Cibratel, é muito procurada por famílias de banhistas e pescadores, é a mais extensa praia da cidade.
Praia do Tombo, não é muito frequentada por causa da proximidade ao rio Itanhaém, daí o motivo de suas águas serem escuras.
E no centro temos a Praia de Itanhaém, muitos a conhecem como Praião.
Monumentos religiosos temos:
Convento Nossa Senhora da Conceição, é uma das primeiras igrejas do Brasil. Construída no ano de 1669 e é situada no centro, em cima do Morro de Itaguaçu que domina a cidade.
Igreja Matriz de Sant´ Anna, construção que iniciou em 1639 e terminada somente em 1761. Fica na praça central da cidade.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes, localizada entre a Praia dos Sonhos e a de Cibratel é lugar de peregrinação de fieis devotos.
Cama de Anchieta, como é conhecida a formação rochosa no costão da Praia dos Sonhos, atrai a atenção dos visitantes por sua beleza natural. Conta a lenda que José de Anchieta repousava ali, passando horas meditando.
O Pocinho de Anchieta, de acordo com, Benedicto Calixto, os índios construíram sob orientação dos Jesuítas para melhor apanharem as tainhas na época da desova.
Localiza-se do outro lado do morro de Paranambuco, na Praia de Cibratel.
O Monumento ao Anchieta, fica na praça central da cidade, em frente à Igreja Matriz de Sant' Anna. É muito visitado e fotografado, especialmente com o atual processo de beatificação e santificação do Papa João Paulo II.
A Casa de Câmara e Cadeia, foi reformada em 1829, o prédio possui um andar térreo onde funcionava naquela época a cadeia, no andar superior a câmara municipal. As paredes da primeira construção medem 60 centímetros de espessura. Supõe-se que sua construção date da época em que Itanhaém foi elevada à categoria de vila, em 1561, pois só adquiriria o status se tivesse cadeia, pelourinho e igreja.
Fonte de pesquisa: Prefeitura Municipal de Itanhaém
Imagens cedidas por Carla Bueno
Comentários
Postar um comentário