Dia do Folclore

Imagem: Google


Hoje dia 22 de agosto comemora-se o dia do Folclore!!!
Mas afinal o que é folclore?

Folclore é a tradição e uso popular, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração. Podemos visualizar o folclore no artesanato, histórias, lendas, vestimentas, danças populares, que de acordo com a UNESCO:  declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação."

A definição, o conceito mais sólido de folclore nos é dado pela Carta do Folclore Brasileiro, aprovada em 1951. Segundo o documento: "Folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade. Ressaltamos que entendemos folclore e cultura popular como equivalentes, em sintonia com o que preconiza a UNESCO" (BRASIL, Carta do Folclore Brasileiro, 1951).

Mas com tanta diversidade de cultura popular como saber o que é considerado folclórico? Para isso algumas características devem ser observadas:

- A espontaneidade.
- O desconhecimento da autoria ou anonimato
- A oralidade, transmissão através da palavra falada.
- A tradicionalidade, ou seja, a transmissão de geração à geração.
- A aceitação coletiva – deve haver identificação em massa com o fato.
- A popularidade ou vulgaridade, ou seja, deve acontecer na esfera popular.


No Brasil, todos os anos, no dia 22 de agosto é comemorado o dia do folclore. Essa data foi instituída pelo em 1965 através do decreto federal nº 56.747/65, assinado pelo então presidente Humberto Castelo Branco. Reza o documento em seu artigo primeiro que: “ Será celebrado a 22 de agosto, em todo o território nacional o Dia do Folclore” (BRASIL, Decreto nº 56.747, 1965). 
O referido documento foi inspirado na Carta do Folclore Brasileiro de 1951 , elaborada e aprovada durante o I Congresso Brasileiro de Folclore no referido ano.

O Brasil é um país com uma cultura popular riquíssima, que conquista que vem a passeio, essa tradições mexem com o imaginário da pessoas, afinal uma boa história tem muito valor para o povo que a preserva.
A  primeira imagem mostra um pouquinho das figuras do nosso rico Folclore.
A segunda imagem mostra um pouco das figuras que temos pelo mundo.

Imagem: Correio Braziliense
Imagem: Correio Brazilense



E Viva o Folclore Brasileiro!!!
Nós da Essencial Consultoria e turismo curtimos folclore e você?
Por Carla Bueno


Fontes consultadas:

BRASIL. Decreto nº 56.747. 1965.

_______. Carta do Folclore Brasileiro. 1951.

CABRAL, Alfredo do Vale. Achegas ao estudo do folclore brasileiro. Rio de Janeiro, MEC-DAC-FUNARTE, 1978.

CASCUDO, Luís da Câmara. Antologia do folclore brasileiro. 2ª ed. São Paulo, Livraria Martins, 1954.

_________. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Cultura / Instituto Nacional do Livro, 1954.

Comentários

Postagens mais visitadas