Festival Mundial de Cervejas Especiais acontece no Rio
Imagem:Google |
Os amantes de cervejas especiais já podem marcar na agenda: o Mondial de La Bière vai desembarcar este mês no Rio de Janeiro com 60 cervejarias e mais de 400 rótulos de cervejas especiais.
O festival, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, promete ser um evento único de degustação e gastronomia na cidade maravilhosa, para mais de 20 mil pessoas.
Aberto ao público e destinado a um universo familiar, o Mondial de La Bière é realizado há 20 anos com sucesso no Canadá e na França. No Rio, o evento será realizado de 14 a 17 de novembro, no Espaço Ação Cidadania, no Centro.
“Explore o mundo através da cerveja” é o slogan do evento, que pretende disseminar a cultura cervejeira e envolver os visitantes em todas as esferas que hoje compõem o segmento de cervejas especiais, a partir do principal lema deste segmento: “Beba menos, beba melhor”.
Rótulos internacionais de abrangência internacional, o festival será realizado em uma área de 4.500m² e vai oferecer aos visitantes uma experiência completa de degustação e conhecimento.
Além das cervejarias expositoras, dois “Petit Pubs” estarão oferecendo uma centena de rótulos de cervejas das Américas e Europa. Quatro workshops diários, com a participação de palestrantes internacionais, abordarão temas de interesse do grande público como harmonização com queijos, chocolates, embutidos, preparação de pratos com cerveja, iniciação à cultura cervejeira, mercado interno e externo, entre outros.
Durante quatro dias, serão realizados no palco central talk shows abertos ao público. Os temas serão os mais variados, todos relacionados ao universo cervejeiro, como música, viagem, literatura, cervejas nos bares e restaurantes, e produção caseira. Um time de personalidades estará presente, compartilhando suas visões, opiniões e experiências com os visitantes.
Na saída do evento haverá a Boutique das Cervejas para quem quiser abastecer o estoque de cervejas especiais, inclusive com alguns rótulos difíceis de encontrar.
A melhor entre as melhores Os expositores poderão participar do MBeer Greg Noonan Contest, concurso que contará com um grupo seleto de jurados nacionais e internacionais e elegerá as melhores cervejas dentre as participantes.
A melhor cerveja, eleita pelos jurados, será premiada com a medalha de platina. Os segundos lugares (no caso de empate na nota) serão premiados com medalhas de ouro.
Duas cervejarias brasileiras já conquistaram medalhas de ouro no Mondial de La Bière: a Bodebrown é detentora de duas medalhas de ouro, uma em 2012, com sua Imperial Stout, e outra este ano, com a Wee Heavy; e a Colorado, que também este ano ganhou o ouro com sua cerveja “de guarda” Guanabara, estilo imperial stout.
Curiosidade Foi a cervejaria DaDo Beer, de Porto Alegre (RS) que lançou, em 1995, a primeira cerveja gourmet do Brasil. A marca, que hoje tem fábrica em Santa Maria (RS), chegou a abrir uma loja própria no Rio de Janeiro. Fabrica diversos tipos de cerveja, inclusive de erva mate, bebida tradicional no Sul, e foi também a primeira a lançar uma cerveja que inclui chocolate na receita.
Dados do setor Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, o Brasil está entre os três maiores fabricantes de cerveja do mundo, com um volume anual de cerca de 13,4 bilhões de litros. A evolução de vendas do setor, de 2008 a 2011, cresceu 54% entre as cervejas comuns e 79% entre as cervejas especiais. De acordo com levantamento da empresa de pesquisas Mintel, divulgado no final de 2012, o volume de vendas de cervejas “premium” aumentou 18% no Brasil entre 2011 e 2010. A taxa de consumo de cerveja por habitante no Brasil (67,4 litros) equivale à de grandes mercados, como os Estados Unidos (75 litros) e o Reino Unido (64,7 litros).
Ingressos: O primeiro lote de ingressos já começou a ser vendido pelo site http://mondialdelabiererio.com/ Os valores variam de R$ 40 por dia a R$ 120 o passaporte para os quatro dias.
A compra do ingresso dá direito ao copo personalizado do evento.
Fonte:Jornal da Orla
Comentários
Postar um comentário