O Turismo movido pela Fé

Por Carla Bueno

O turismo movido pela fé, é hoje de suma importância para algumas cidades. Este tipo de turismo vem tendo um crescimento considerável, como foi observado aqui no Brasil, com a visita do Papa Francisco, para a Jornada Mundial da Junventude.

Neste mês, como se sabe, muitos romeiros invadem a pequena cidade de Aparecida em São Paulo, devido as comemorações a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, seu dia é comemorado no dia 12 de outubro, mas as festividades começam já no início deste mês.

Mas o que a fé tem, para ser relacionada ao Turismo?
O turismo religioso é basicamente movido pela fé de seus peregrinos, que visitam templos religiosos, estes de diferentes religiões que encontramos no Brasil e no Mundo.
É de conhecimento de muitos que o Brasil é um país laico ou seja de múltiplas religiões, seja ela católica, evangélica, espírita, muçulmana, umbanda, entre outras.

Segundo o Ministério do Turismo, este segmento movimenta R$ 15 bilhões de reais no país, sim é um segmento a ser considerado lucrativo para o Brasil e principalmente para as cidades que exploram o turismo religioso.
O segmento religioso conta também com canais de comunicação levando alento a quem não tem condições de ir as cidades...

Este mês, pode ser observado, o grande número de pessoas que invadem a cidade de Aparecida, que possui 35 mil habitantes e recebe por ano 10 bilhões de pessoas movidas pela sua fé, na semana que vai de 03 a 12 de outubro, quando se tem a novena,  em homenagem a santa milagrosa, um mar de gente invade a cidade, com isso movimenta todo o comércio local e também beneficia todas as cidades que ficam no Vale do Paraíba.

Exemplo clássico, Aparecida, é conhecida mundialmente, recebendo turistas brasileiros e estrangeiros, a cidade possui um calendário de festividades o ano todo, como carnaval, a festa de São Benedito, além de contar com museu, igrejas que merecem a visita, parques temáticos, com uma boa infraestrutura, para receber os romeiros.


imagem: Carla Bueno

Imagem:Carla Bueno 



Imagem: Carla Bueno


Imagem: Carla Bueno


Todo tipo de Turismo, seja ele religioso ou não, tem uma característica que não pode ser esquecida. Todo turismo é cultura. Nós aprendemos muito quando viajamos. Aprendemos Geografia, História, Economia, línguas e costumes diferentes.
Hoje, o romeiro, o peregrino, o turista que visita Aparecida e faz o circuito religioso (Aparecida, Roseira, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista) se tiver um pouco mais de tempo disponível, pode enriquecer sua viagem visitando outras cidades. 
Como por exemplo: a belíssima Campos do Jordão  no alto da serra da Mantiqueira que está a apenas 75 km e a cidade de Cunha que está a 55 km.
Para aqueles que vêm do Sul, é uma boa oportunidade para conhecer também duas cidades do Sul de Minas, famosas por suas águas termais: Caxambu e São Lourenço.
O Turismo receptivo ao lado do Turismo Emissivo tem sua importância. Mostra aos visitantes atrativos e novidades até então desconhecidos.

Fonte Pesquisa: Ministério do Turismo; Secretaria Turismo de Aparecida


Comentários

Postagens mais visitadas