Comunidade se une para reforma do Convento e primeira etapa é concluída

Imagem:Prefeitura Itanhaém


Um dos mais significativos conjuntos arquitetônicos da Cidade de Itanhaém, o Convento de Nossa Senhora da Conceição está prestes a ter sua memória resgatada. Localizado no alto do Morro do Itaguassú, o complexo simboliza um registro vivo de um período da história do País. Um dos bens mais representativos da memória da Baixada Santista. E teve concluído recentemente os serviços de reforma emergencial no telhado e na parte elétrica.

O padre Francisco Pelonha, pároco da Igreja Matriz de Sant´Anna, acompanhou os trabalhos que foram executados nos últimos meses, inclusive a implantação da nova iluminação, que valorizará o visual do local no período noturno. Ele explica que a proposta agora consiste em reabrir o convento de forma gradativa. “Há outras intervenções que são necessárias. Mas elas podem ser feitas com o prédio reaberto”.

Uma proposta que está sendo analisada é a utilização de parte do imóvel para exploração comercial, como a implantação de uma cafeteria e de uma loja de souvenires, por exemplo. “Ainda não definimos bem o que poderia ser montado ali. Mas é certo que o Convento precisa ter uma destinação economicamente sustentável. Se criarmos um atrativo para o local, as pessoas podem se sentir estimuladas para subir a rampa e desfrutar da bela vista que se tem da Cidade”.

Uma ampla campanha com a comunidade foi lançada pela Paróquia para o resgate do Convento. Qualquer munícipe ou comerciante pode colaborar bastando procurar a secretaria da Igreja Matriz, na Praça Narciso de Andrade, no Centro, para obter orientações. Em breve, a paróquia vai organizar um mutirão de limpeza da área externa, preparando o Convento para sua consequente reabertura.

VITRAIS - Presume-se que a Igreja e o Convento de Nossa Senhora da Conceição já tivessem sido construídos no século XVI, devido à presença de algumas paredes muito antigas, anteriores à atual construção. Apenas no século XVIII o conjunto adquiriu a forma que até hoje perdura. O convento foi erguido por frei Miguel de São Francisco, por volta de 1713. Entre 1733 e 1734, foi ampliado por frei Rodrigo dos Anjos e, em 1833, sofreu um incêndio, sendo reconstruído apenas em 1865. Localizam-se no alto de um outeiro, erguidos em pedra e cal, conforme o costume no litoral paulista. O convento, construído em dois pavimentos, possui vitrais de Benedito Calixto e três altares em talha. O frontispício da igreja apresenta-se revestido de azulejos com arabescos pintados. À frente do edifício, do lado direito, encontra-se abandonado o corpo do antigo convento, sem cobertura. O conjunto passou por importantes restaurações ainda neste século, a primeira em 1921 e a segunda em 1941.

Fonte: Prefeitura Itanhaém

Comentários

Postagens mais visitadas