Maravilhas Naturais de São Paulo
Vamos lá, falar um pouco das belezas Naturais do estado de São Paulo
A bola da vez hoje é a a Serra Fina na Serra da Mantiqueira ou a também conhecida Serra Esquecida.
Alguma vez já ouviu falar deste lugar?
Não, então vamos lá...
A Serra Fina, como é chamada, esta localizada na Serra da Mantiqueira, na divisa tríplice dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O nome da montanha se da em virtude de possuir largura estreita, às vezes inferior à um metro, ao longo de toda sua extensão de crista, onde encontra-se um dos maiores desníveis topográficos do território brasileiro acima de 2.000m, com informações de extrema importância para a geologia, geomorfologia, paleoclimatologia e botânica entre outros campos da pesquisa científica.
Interessante não é mesmo?
O local possui alto valor científico cujos campos de altitudes de regiões tropicais são ilhas biológicas com condições climáticas únicas.
Ali encontramos uma área de APA – (Área de Proteção Ambiental) um lugar praticamente intocado devido ao seu difícil acesso. Sua vegetação é formada de mata Atlântica e mata de araucárias, apresentando manchas remanescentes dessas matas bem como campos de altitude em seus picos mais elevados
Se você é praticante de Trekking esta é uma boa opção.
Mas vale lembrar, que esta é uma das trilhas mais difíceis do Brasil, com seus 4 dias de caminhadas.Então vale ressaltar que é necessário experiência e contratar monitores sempre especializados para a prática do montanhismo, uma vez que o percurso é difícil.
A serra é realmente fina de verdade. A trilha se equilibra por uma crista estreita da Serra da Mantiqueira a
2 500 metros de altitude. São umas oito horas de caminhada por dia, se esquivando dos abismos, com trechos muito íngremes de subida e descida.
Frio demais é um dos problemas (chega a zero grau fácil), venta demais e é preciso dormir acampado, não raro com gelo sobre a barraca. Outro desafio é a mata fechada pelo caminho, especialmente caprichosa quando se trata de atravessar os campos de capim-de-anta, plantas de dois metros de altura que cortam e enroscam em tudo.
Mas o maior desafio mesmo é a falta da água no trajeto, então recomenda-se preparar as costas pra poder carregar tudo o vai precisar como água, roupas, saco de dormir, isolante, primeiros socorros, entre outros objetos necessário para esta super aventura...ah e não esqueça do lixo produzido afinal somos ecologicamente corretos não é mesmo.
Tanto esforço vale a pena quando se chega ao topo da Pedra da Mina, com 2798 metros, o cume absoluto da Serra da Mantiqueira (e quarta maior montanha do Brasil).
http://www.geolocation.ws/ |
Lá do alto, olhando aquele mar intocado de montanhas, parece absurdo que um lugar tão inóspito possa estar tão perto de nós e melhor aqui no Brasil quem diria!!!
http://www.geolocation.ws/ |
http://www.geolocation.ws/ |
http://www.geolocation.ws/ |
http://www.geolocation.ws/ |
http://www.geolocation.ws/
Documetário Preview. Trailer do documentário sobre a Serra Fina, na Serra da Mantiqueira. Vídeo Wiland Pinsdorf.
|
E como eu chego lá? A cidade de Passa Quatro, início da trilha, fica a 242 quilômetros de São Paulo. A via de acesso é a Dutra
Com quem ir? Uma boa opção é a operadora Pisa Trekking
Posso arrumar as malas? Sim. Durante o inverno, apesar do frio de rachar, os dias são mais claro e as trilhas secas, mais seguras
Lembre-se este paraíso é de difícil acesso, então contrate sempre operadoras especializadas em Trekking, afinal toda aventura tem que ser vivida com prazer e segurança!!!
A Essencial é feita para você!!!
Ajude-nos a melhorar dê sua opinião.
Por Carla Bueno
Comentários
Postar um comentário