Atrativos religiosos movimentam turismo em Itanhaém

Imagem:Prefeitura Itanhaém


Itanhaém é uma Cidade acolhedora e encantadora. Seu nome é de origem tupi e carrega o carinhoso significado “Pedra que Canta”.  É a segunda Cidade mais antiga do Brasil e possui um apelo histórico cultural muito forte.  Recheada de lugares que não passam despercebidos, Itanhaém cativa a todos que a visitam.

Um dos pontos turísticos mais antigos da Cidade é o Convento Nossa Senhora da Conceição, que fica no alto do Morro de Itaguaçu. Por possuir características da época colonial, atrai muitos visitantes. A ladeira que permite o acesso a ele é toda de pedra e chama a atenção por sua originalidade e preservação. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) representa um dos bens mais memoráveis do Litoral Paulista.

Reinaugurado em novembro, agora está ainda mais bonito. A capela, com imagens da Nossa Senhora da Conceição, agrada as pessoas religiosas e seus detalhes surpreendem quem opta por visitar o local. São no total três andares para percorrer, com estátuas e quadros antigos que relatam parte da história do Convento e de sua construção.

As escadas e o piso de madeira foram preservados e trazem a tona memórias que despertam a curiosidade de conhecer cada canto, como o pelourinho. Em uma das salas ficam os trajes que foram usados por padres e franciscanos da época. No ambiente externo o gramado e as paredes rochosas são admirados pelos visitantes, que sempre voltam.

Lembrancinhas com fotos do Convento e de outros pontos turísticos da Cidade ficam a venda. Algumas das opções são os chaveiros, imãs de geladeiras, artesanatos, imagens, pratos decorados e enfeites, além de doces caseiros.

Também no Centro Histórico, Praça Narciso de Andrade no Centro, se encontra a Igreja Matriz de Sant’Anna, outro ponto turístico com um fluxo de turistas, munícipes e veranistas o ano todo. Têm estilo colonial e além de ser um lugar religioso é muito bonita tanto no seu exterior como no seu interior. Abriga altares do período barroco e exemplares importantes remanescentes da arte sacra paulista. Flores, anjos e laços esculpidos de madeira fazem parte da arquitetura do local.

Uma das obras é a denominada “O Cristo”, do célebre pintor Benedito Calixto.  O local é reconhecido como monumento nacional pelo Órgão Federal de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan).

O município é repleto de lugares com paisagens de beleza natural, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que fica entre a Praia do Cibratel e do Sonho, apresenta uma vista maravilhosa das águas do mar que vão de encontro com as rochas.  Além de ser um ambiente agradável e ao ar livre, fica atrás do costão rochoso do Morro do Paranambuco.  A Santa Nossa Senhora de Lurdes e a imagem da Freira Bernadete de Soubirous são os atrativos do local que ficam ao redor de vasos com flores.  Em seu lado direito, fica a Passarela Cama do Anchieta, que tem 220 metros de extensão, e dá acesso a formação rochosa chamada Cama do Anchieta, nome recebido por ser o local em que o Padre Jesuíta meditava.

Outra opção é a Igreja Nossa Senhora do Sion. Localizada no bairro Suarão, foi fundada em 1955 e preserva sua arquitetura original de estilo romano. Seu altar dispõe de imagens preservadas e antigas. Com o é teto todo decorado com a imagem de Nossa Senhora, deixa o ambiente tranquilo e agradável. No seu exterior, o sino e os anjos agradam a visão dos visitantes e frequentadores da Igreja.

Fonte: Prefeitura Itanhaém

Comentários

Postagens mais visitadas